7 Razões para tomar chá todos os dias

7 razões para tomar chá todos os dias

7 Razões para tomar chá todos os dias

A China é tida como o país de origem do chá. Segundo a lenda, o Imperador chinês Shen Nung, em 2.737 a.C. , fervia água para beber quando algumas folhas de uma árvore próxima caíram na panela. Hoje, porém, outros países se destacam como produtores de chá de qualidade. Cada um possui uma característica específica.

Os melhores chás pretos do mundo são os indianos. Destaque para os produzidos na região de Assam, Darjeeling e Niligri. Já o Sri Lanka é conhecido por chás mais leves. Ultimamente as plantações de cafés do país têm dado espaço para a produção de chá. A China, por sua vez, é um dos principais países produtores dos blends, ou seja, das misturas de chás.

Qualquer chá, entretanto, na Inglaterra será bebido com leite. Sim, a prática é quase obrigatória entre os ingleses, e muito pouco difundida no país. “Ao adicionar o leite, os taninos do chá ligam-se imediatamente com as proteínas do leite, tornando a bebida menos adstringente” explica Mariane Foutoura. Só não é recomendado o leite para os chás verdes.
Prossiga com a leitura e confira aqui 7 razões para tomar chá todos os dias — uma para cada dia da semana!

7 Razões para tomar chá todos os diasAmigo do cérebro

Quer manter o cérebro e o sistema neurológico turbinado? Vá de chá verde! A bebida possui propriedades e compostos que auxiliam não só na concentração, mas também na memória, favorecendo a comunicação entre neurônios, evitando que eles oxidem e envelheçam! Procura por um poderoso aliado contra os radicais livres? Opte pelo chá verde! Afinal,

Amigo do peito

Deseja um coração saudável e funcionando como um preciso relógio? Aposte também no chá verde. Rica em substâncias curiosíssimas chamadas de flavonoides, a bebida tem propriedades antioxidantes, auxilia na defesa das células e pode até mesmo reduzir as taxas de colesterol. Além disso, uma CANECA é capaz de incrementar a produção de óxido nítrico no nosso organismo. E atenção: esse óxido é capaz de reduzir a pressão arterial. Bacana, não é mesmo? Que tal ir agora mesmo até a cozinha ferver um bocadinho de água?

Aliado do emagrecimento

Quer se livrar dos quilinhos extras na balança? Por que não incluir o chá verde na dieta? Isso mesmo, esse poderoso líquido possui uma curiosa ação termogênica no nosso organismo, acelerando o metabolismo, a queima calórica e favorecendo o emagrecimento. Se você deseja emagrecer, talvez a combinação perfeita seja alimentação saudável e balanceada, exercícios físicos e o badalado chá verde. Experimente!

Sorriso no rosto!

Quem não gosta de um chá bem quentinho numa tarde chuvosa?! Pois saiba que um pouco de chá pode, literalmente, aumentar o nível de bem-estar. Isso ocorro por causa de aminoácido específico presente no líquido. Chamada de L-theanina, essa substância é capaz de liberar neurotransmissores que aumentar a sensação de relaxamento e bem-estar. Quer ficar de bem com a vida? Beba bastante chá!

Nada de mau hálito

Você é adepto das pastilhas de menta e das balinhas de hortelã? Eis uma nova e saudável estratégia para eliminar o mau hálito: beba chá preto! Pode parecer surpreendente, mas a iguaria possui substâncias que evitam e diminuem o acúmulo das bactérias responsáveis pelo odor desagradável na boca.

Drible a insônia!

Você tem dificuldade para dormir? Passa horas virando de um lado para o outro da cama em agonia? Que tal introduzir o costume de beber uma xícara de chá antes de se recolher para deitar? Experimente um pouco de camomila ou alguma outra erva relaxante — esse simples ato pode resultar em maravilhas! Mas lembre-se: fuja do chá preto ou do chá verde à noite, pois eles possuem cafeína em sua composição e podem causar um devastador efeito reverso: estimular e agitar ao invés de acalmar!

Ossos mais fortes!

A vitamina D é uma grande aliada dos ossos fortes e saudáveis, mas a bebida tão querida da rainha também pode ajudá-lo nessa tarefa. O chá verde, por exemplo, pode diminuir os riscos de se desenvolver a temida osteoporose. Que tal acrescentá-lo ao cardápio do dia a dia?
E então? O que achou das nossas dicas? Foi convencido a tomar chá todos os dias? Faça um teste e conte pra gente o resultado. Lembre-se sempre de optar pelo chá mais natural: prefira ervas e folhas ao invés dos sachês! Fique de olho no nosso blog para mais postagens como essa e nos vemos em breve.

Fontes do texto: Le Manjue e Cafeicultura

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *